Descrição Geral
No centenário de José Saramago, o livro de memórias escrito por sua única filha
Em novembro de 2022, José Saramago, o único Nobel de língua portuguesa, completaria cem anos. Na mesma data, a editora Rua do Sabão publicou De Memórias nos Fazemos, de Violante Saramago Matos.
Composto com delicadeza, o livro consiste em narrativas da única filha de José Saramago, que lembra desde episódios da infância até o dia em que viajou com o pai e Pilar del Rio para Estocolmo a fim de acompanhar a entrega do prêmio máximo da literatura. Fala da vez em que contou ao pai estar apaixonada pelo namorado, e o quanto gostava da barba de Che Guevara dele. O pai perguntou se gostaria do rapaz também sem a barba. Conta dos cachorros que tiveram, e de que forma alguns apareceram nas obras do pai. Relembra quando esteve presa, em Caxias, por protestar contra as guerras coloniais, e lá recebia as visitas de um preocupado pai.
O livro ainda contém material inédito: bilhetes, páginas de fax assinadas, fotos e e-mails trocados por pai e filha. Alguns trechos trazem comentários do próprio José Saramago sobre o modo como a filha escreve, em um precioso compêndio de dicas que nos permite visualizar o modo como o Saramago pensava a literatura.