Descrição Geral
Vencedor do Prêmio Literário Sheikh Zayed de 2023
Para onde, ó poema? Uma autobiografia é uma adição significativa ao gênero da autobiografia, especialmente em razão do foco na trajetória poética do iraquiano Ali Jaafar Al-Allaq.
Por meio do livro, os leitores podem conhecer a relação entre o poeta e sua obra, bem como os desafios do cenário cultural iraquiano e árabe há mais de cinquenta anos. O autor apresenta uma perspectiva modernista aberta a novas ideias e livre de preconceito.
Valendo-se de uma escrita estilisticamente diversa, que varia da linguagem cotidiana à prosa poética, Al-Allaq habilmente emprega as técnicas biográficas, incorporando ao texto seus próprios poemas e os de outros poetas a fim de criar uma obra distinta e excepcional.
Ao rememorar sua vida, da infância aos dias atuais, Al-Allaq se debruça sobre temas como amor, perda, nostalgia e impermanência e faz uma ode à poesia, que o acompanhou nos dias de luz e sombras. Esta atmosfera de morte não era completamente nova para nós; durante dez anos, durante a guerra com o Irã, a morte foi um animal de estimação: partilhou o nosso sono, os nossos dias e os nossos poemas, escreve o autor.